- Requisitos para obtenção de Carta de Navegador de Recreio
- Escolaridade minima obrigatória para maiores de 18 anos
- Fazer prova de saber nadar e remar
- Atestado médico comprovativo das condições fisicas
- Carta de Marinheiro para obtenção de Carta de Patrão Local
- Para Cartas de Patrão de Costa e Patrão de Alto Mar, possuirem a categoria inferior há mais de 1 ano
- Categoria das Cartas
- Considerações Gerais
- Qualquer possuidor de carta de navegador de recreio pode exercer o governo de uma ER de categoria superior, desde que sob o comando de um titular de carta de categoria suficiente para o comando dessa ER.
- Para os Açores ver Legislação especifica para navegação entre Ilhas.
- Classificação das Embarcações
- Navegação Oceânica - Adequadas para navegar sem limite de área (Tipo 1);
- Navegação ao Largo - Adequadas para navegar ao largo até 200 milhas da costa (Tipo 2);
- Navegação Costeira - Adequadas para navegação costeira até 60 milhas de um porto de abrigo e 25 da costa (Tipo 3);
- Navegação Costeira restrita - Adequadas para navegação costeira até 20 milhas de um porto de abrigo e 6 da costa (Tipo 4);
- Navegação em Águas Abrigadas - Adequadas para navegar junto à costa e em águas interiores num raio de 3 milhas de um porto de abrigo (Tipo 5).;
- Vistorias
A vistoria de manutenção tem o intervalo de 5 anos a partir da vistoria de registo.
- Diversos
- Renovação das Licenças
Desportista Náutico - Obrigatóriamente renovável quando o titular atingir os 80 e 60 anos, e a partir desta idade de 5 em 5 anos
Operador de VHF - Renovação todos os 5 anos com exame
- Obtenção das Licenças (aulas e/ou exames)
As escolas devidamente credenciadas pelo Instituto Maritimo Portuário têm cursos para a obtenção das Licenças de Desportista Náutico e Operador de VHF.
Segurança
- Meios de Segurança por Tipo de Embarcação
Balsa
Observações: Com disparo automático se tiver mais de 15 metros
Tipo 1 - Sim c/ disparo automático
Tipo 2 - Sim c/ disparo automático
Tipo 3 - Sim
Tipo 4 - Sim se não tiver embarcação auxiliar
Tipo 5 - Não
Embarcação Auxiliar
Tipo 1 - Não
Tipo 2 - Não
Tipo 3 - Não
Tipo 4 - Sim se não tiver Balsa
Tipo 5 - Não
Bóia de Salvação c/ 30 metros de Retenida
Para todos os Tipos
De 5 a 15 metros - 1
de 15 a 24 metros - 3
Bóia de Salvação c/ Luz - 9 a 24 metros
Todos os Tipos de Embarcação - 1
Coletes
Todos os Tipos de Embarcação - Igual ao número de pessoas a bordo
Ajudas Térmicas
Tipo 1 - 3
Tipo 2 - 3
Tipos 3, 4 e 5 - Não
Sinais Visuais de Socorro
Tipo 1 - 6 pára-quedas, 4 fachos de mão, 2 sinais de fumo
Tipo 2 - 4 pára-quedas, 4 fachos de mão, 1 sinal de fumo
Tipo 3 - 3 pára-quedas, 3 fachos de mão, 1 sinal de fumo
Tipo 4 - 2 pára-quedas, 2 fachos de mão, 1 sinal de fumo
Tipo 5 - 2 fachos de mão se estiver fora da barra
Arneses
Tipos 1, 2 e 3 - 3 unidades
Tipos 4 e 5 - Não
Respondedor de Radar de 9 GHz
Tipos 1 e 2 - Sim
Tipos 3, 4 e 5 - Não
Bomba de Esgoto - 1 Manual
Tipos 1, 2, 3 e 4 - 2
Tipo 5 - 1
Escada de Acesso se a diferença entre a linha de água e o bordo for > a 0.5 metros
Sim para todos os Tipos de Embarcação
Extintor de Pó Químico de 1 Quilo
Tipo 1, 2, 3, e 4 - 1 no salão, 1 na cozinha
Tipo 5 - 1
Extintor de Pó Químico 2 Quilos
1 junto ao motor interior para todos os Tipos de Embarcação
VHF
Tipo 1, 2, 3, e 4 - Sim
Tipo 5 - Não
VHF Portátil
Tipo 1 e 2 - Sim
Tipo 3, 4 e 5 - Não
Rádio Balizas - 406 MHz ou INMARSAT
Tipo 1 e 2 - Sim
Tipo 3 - Sim ou 121,5 MHz
Tipo 4 e 5 - Não
Recepção Informação de Segurança - NAVTEX ou (EGC) INMARSAT
Tipo 1 e 2 - Sim
Tipo 3, 4 e 5 - Não
Agulha Magnética
Tipo 1, 2 e 3 - 1 com desvio inferior a 0.5º
Tipo 4 e 5 - 1
Aparelho Azimutal
Tipo 1, 2, 3 e 4 - 1
Tipo 5 - Não
Publicações e Cartas Náuticas - Da área onde navega e actualizadas
Tipo 1, 2, 3 e 4 - Sim
Tipo 5 - Não
Reflector de Radar
Tipo 1, 2, 3 e 4 - Sim
Tipo 5 - Não
Equipamento Sonoro - Buzina ou Sino
Sim para todos os Tipos de Embarcação
Ferro de Fundear
Tipo 1, 2, 3 e 4 - 2
Tipo 5 - 1
- Para todas as embarcações é necessário ainda:
Navalha de Ponta Redonda
Lanterna Estanque com pilhas e Lâmpada sobressalente
Espelho de Sinalização Diurna