
Deparei-me hoje com uma situação caricata na loja de artigos de pesca onde normalmente faço as minhas compras.
Dois companheiros, ao que me disseram caçadores submarinos e iniciados no spinning, estavam a adquirir canas, carretos, amostras e monofilamento, tudo para se dedicarem aos robalos. Lá ajudei na escolha de algumas amostras, alfinetes e no mono para carregar os carretos, visto que não queriam multifilamento.

Qual não é o meu espanto quando o funcionário começa a carregar os carretos, com a bobine enfiada numa esferográfica. Agora já percebo porque são os enleios, as cabeleiras etc., etc. Um carreto de spinning nunca se carrega assim.
O meu conselho para rebobinar um carreto de spinning

Para carregar um carreto de spinning o primeiro passo é colocar no chão a bobine com o novo monofilamento. É necessário determinar se deverá ser colocada com a etiqueta para cima ou para baixo de modo a minimizar a introdução de novelos ou voltas cruzadas durante o processo de enchimento. Esta acção será sempre necessária para cada bobine que se adquira, porque a direcção em o fio nela foi bobinado pode variar de bobine para bobine, mesmo dentro da mesma marca e modelo de linha. Os 3 passos seguintes detalham como determinar qual das faces da bobine deverá ficar virada para cima.

2. Procure a ponta da linha na bobine de monofilamento e oriente a bobine de modo a que a ponta fique para cima e a etiqueta ou face da bobine fique virada para si.
3. Se a ponta da linha sai da bobine no sentido dos ponteiros do relógio (isto é, se a ponta da linha fosse uma seta, deveria apontar para a sua direita), então deverá colocar a bobine no chão com a etiqueta para cima. De contrário deverá colocá-la com a etiqueta para baixo. Se o carreto rodar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio (o que é raro mas acontece), deverá inverter todo este principio.
Após este processo efectuado poderá começar a encher o carreto seguindo estes passos:


2. Segure a linha firmemente entre dois dedos (é conveniente usar uma luva ou um pano) e enrole 3 ou 4 metros de linha.
3. Pare o enrolamento e verifique se a linha desliza sobre ela própria. Se já estiver bem apertada pode começar a bobinar a restante.

5. Não encha nunca a bobine do carreto completamente. Deixe uma folga entre 4 e 6 milímetros para a borda da bobine.

Algumas Dicas
· Para evitar embaraços na linha quando pesca, mantenha sempre a máxima tensão possível na recolha.
· Se a linha se encaracola demasiado tem 2 opções: Se for de barco, retire a amostra e deixe sair bastante quantidade de linha para o mar enquanto o barco se desloca. Se estiver a pescar em terra, retire também a amostra, ate a linha a qualquer objecto fixo e afaste-se deixando a linha sair do carreto. Peça, depois de se afastar 100 ou 150 metros, a um companheiro que corte a linha junto ao objecto onde a atou, e recupere-a, não se esquecendo de aplicar a máxima tensão possível.
· Não deixe pedaços de linha nas praias, no mar ou nos pesqueiros de rocha. Coloque-as nos recipientes de material para reciclagem.
· Uma forma prática de poupar dinheiro ou fazer desperdício, é rebobinar a linha de um carreto para outro carreto ou outra bobine, ficando assim a parte da linha que nunca foi utilizada e estará em boas condições, pronta a pescar.
· Um truque que utilizo muito para evitar o escorregamento da linha no inicio da bobinagem, é colocar um penso rápido na bobine do carreto antes de atar a linha.
Nota final: Todos os cuidados que se possam ter na preparação do nosso material em casa, nunca serão demais pois irão poupar muita chatice durante a pesca, e até muitas vezes evitar que um dia que se quer bem passado, se transforme num pesadelo e num dia estragado.
