domingo, 18 de novembro de 2007

Os Meus Cantinhos no Minho


De Norte a Sul, praticamente toda a nossa costa se presta à prática do spinning se bem que existam locais onde, pelas suas características intrínsecas, esta técnica seja mais produtiva que noutros. É nesta zona do Minho onde mais vezes pesco porque aqui tenho todo o tempo do mundo para o fazer.


E estes são os meus cantinhos preferidos.

Caminha - Ponta da Praia


Especialmente com a maré a vazar e trabalhando com as amostras no sentido da corrente, é um local onde se passam uma horas bem entretidas a tirar uns robalinhos que muito raramente excedem 1 kg de peso. Visto que a profundidade da água cai abruptamente a poucos metros da areia, aqui funcionam bem pequenas amostras de 9 e 11 cm com profundidade de natação até 3 metros. As X-Rap e as Husky Jerk da Rapala têm dado bons resultados.





Foz do Rio Minho - Ínsua

Aqui já não se brinca. Aqui pesca-se a sério aos grandes Robalos, não só ao spinning mas também com outras técnicas. É quanto a mim um dos melhores locais de pesca ao Robalo de Portugal, juntamente com toda a costa até Vila Praia de Âncora. O meu recorde de Robalo, infelizmente só de 5,150 kg foi aqui conseguido, mas já vi saírem exemplares (muitos) entre os 9 e os 11 kg de peso a pescar ao fundo. Anos houve na década de 80 em que numa maré tirei 30 robalos. Já não é o que era, mas mesmo assim, faz agora 1 ano houve uma invasão de robalos, tendo estado mais de 100 pescadores espalhados pela praia e quase todos apanharam peixe. Houve alguns que encheram bem a saca. Que o diga o meu primo João que tem o café junto à passagem de nível da estação de Moledo!!!!.

O problema da Ínsua é que quem lá quiser ir pescar terá que contratar alguém em Caminha para lá o ir por e depois buscar de barco a hora combinada. No entanto esta barra é manhosa e corre-se o risco do mar virar de repente e depois ser obrigado a lá ficar 2 ou 3 dias. Já aconteceu.



Zona de rochas, lajes e caneiros propicia à utilização de amostras que trabalhem mais altas na coluna de água, digamos que até 1,5 metros. As Flashminnow da Lucky Craft, as Daiwa Saltiga Minnow, e as minnow da Strike Pro são bastante efectivas.








Moledo do Minho - Praia



Extenso areal com mais de 2 km entre a Foz e o Portinho é um paraíso de pesca ao Robalo. Devido ás correntes e aos areais que se formam, esta praia normalmente só é boa para pescar a partir do final da Mata do Camarido. A praia termina na já mencionada zona do Portinho, formando uma baía com fundos mistos de areia e rochas carregadas de mexilhões, lapas, ouriços e perceves.

Esta praia caracteriza-se pela formação de grandes ondas que rebentam muito perto do areal, devido ao fundão que se forma a 2 ou 3 metros mar dentro. Permite assim facilmente lançar as amostras nas costas das ondas e recolhê-las pelos extensos espumeiros que se formam nos recessos de mar.




Anos há, como é o caso deste, em que grandes coroas de areia se formam ao largo da praia (visível na imagem) a distâncias entre os 50 e os 100 metros, e que possibilitam deslocarmo-nos para elas na maré vazia, e lançando daí as nossas amostras em direcção ao mar. É aqui onde os robalos nos presenteiam com o espectáculo das suas correrias no contraste de luz das ondas que se elevam.




Outras técnicas muito utilizadas e efectivas nesta zona, são o corrico com Buldo ou Bulrag e Red Gill ou Raglou, e o corrico de fundo com Chumbada e Pingalim, ou com Chivos de Mar.


No spinning tanto se podem utilizar amostras de capa de água superficial (Flashminnows ou Saltiga Minnows) como outras bem mais afundantes (Rapala Magun Stainless Steel Sinking, Staysee da Lucky Craft), em função da altura das águas e das marés. No Inverno podem e devem-se utilizar as amostras metálicas tipo Maria Viva Parade ou a Metalic Sardine da Yo-Zuri, lançando longe e recolhendo pelo meio dos espumeiros.



Praia de Moledo - Portinho



Desconheço porque lhe deram este nome porque de porto nada tem. Alguns familiares meus da zona, hoje com mais de 80 anos, aqui pescavam quando miúdos, ajudando os seus pais a recolher as redes que lançavam na praia. é aqui que ainda hoje se recolhe, espalha e seca o "argaço" que depois irá adubar as terras. Por alguma razão aqui se semeiam e colhem as mais saborosas batatas que já comi.


Terminada a praia seguem-se as rochas para Oeste por cerca de 200 metros, virando a costa depois na direcção Sul para Vila Praia de Âncora. Esta semi baía assim formada, com fundos de areia intercalados com muita rocha, tem a particularidade de nos dias de mar mais mexido, formar um imenso espumeiro originado pelo partir das ondas nas pedras de fora, tornando-o um local fabuloso para spinnar ou corricar com Buldo aos Robalos. Num determinado local, um grande lajão coberto na meia maré por 1 metro de água, é o local ideal para utilizar os Topwater, sejam poppers (Roosta) ou passeantes (Sammy).




Moledo Do Minho - Penedo Vermelho

Seguindo a costa na direcção de Vila Praia de Âncora encontra-se o denominado Penedo Vermelho, local que não há pescador da zona que não conheça, e famoso pelos magníficos peixes que de vez em quando lá se tiram. Zona de rocha semi submersa com muitos regueiros e canais entre elas, carregada de marisco (quando o mar deixa apanham-se aqui umas boas sacas de perceves), virada para o mar aberto, é tão boa para o spinning e corrico como para o fundo (Robalos, Sargos).




Deste ponto até V.P.Âncora existem muitos mais pequenos locais propícios para a pesca, se bem que este não seja um terreno especialmente bom para andar. Pelo contrário, há que saltar de pedra em pedra para nos deslocar-mos e até para chegar á água. é preciso ter muito cuidado, não só com o caminho mas também com o mar que aqui tem muita força, é imprevisível e sujeito a grandes enchios repentinos.

Se bem que na praia o forte das capturas se efectuam de noite, em todas estas zonas de rocha pesca-se bem de dia e praticamente durante todo o ano. No Verão e devido à praia estar sempre cheia de gente, o amanhecer e o anoitecer são as horas indicadas. Durante a noite é um espectáculo chegar ao paredão e ver as dezenas de luzinhas verdes na praia, que são os starlights na ponta das canas de fundo.

Vale a pena a quem passar na região ou tirar um fim de semana para passear, levar as canas e fazer uma pescaria nesta zona. Pode-se comprar isco em V.P. Âncora ou na loja de pesca em Caminha para quem quiser pescar ao fundo.